domingo, 5 de agosto de 2012

Por terras de Espanha...

Regressei! Com a alma cheia!
O homem, de mãos dadas com a natureza, fez de Barcelona uma encantadora cidade. Moderna, mas com história, rica e linda na sua arquitetura, onde, aqui e ali, se respira Gaudi e nos podemos deleitar com esplendorosos panoramas.
O tempo foi pouco para a visitar, apreciar e fotografar toda a sua beleza paisagística, os seus valiosos monumentos...  Sagrada Familia,  Palácio Nacional, Castelo Montjuic,  Catedral,  Arco do Triunfo,  Bairro Gótico, La Pedrera,  Casa Batlló, as típicas e animadas ramblas... enfim, uma panóplia de ofertas.
Esta foi a 2.º visita que, em tempos diferentes, fiz a esta cidade europeia convicta de que chegara a oportunidade de me "saciar". Puro engano! De todo! O tempo escasseou, tanto de uma como de outra vez! Tenho ainda de voltar a Barcelona!!

A nossa viagem também contemplou uma visita ao Parque Natural de Monserrat, centro espiritual da Catalunha, com um enquadramento geográfico fabuloso e paisagens que têm tanto de agreste como de sublime e, onde numa magestosa Basílica, nos encontrámos com a Virgem de Monserrat.

Continuando o nosso percurso, visitámos a cidade de Girona, cujos monumentos, a Catedral e a Igreja Sant Feliu, entre outros, fazem dela uma cidade muito rica em termos históricos e culturais.

Senti um especial fascínio por Tossa de Mar, uma vila situada na costa do Mediterrâneo, que, de mãos dadas com as suas muralhas medievais, declaradas monumento histórico nacional, fazem desta vila um verdadeiro e belo postal ilustrado.

Terminámos o programa com a Visita a Zaragoça, cidade surpreendente, também ela com um vasto passado histórico. Assinalo simplesmente a Basílica Nossa Senhora del Pilar, que, de tão bela, me deixou de "queixo caído"  e me fez sentir um clique inexplicável frente à imagem da Virgem e que terá a ver, presumo, com a minha fé!
"La fuerza mais potente del mundo: la fe" (La Madre Teresa)

 Depois... o regresso de uma cansativa mas reconfortante viagem que, tal como todas as outras anteriormente realizadas,  contribuiu, decerto, para o meu enriquecimento enquanto pessoa.


Vista de Barcelona

Sagrada Família

Arco do Triunfo

La Pedrera (Gaudi)


Casa Batlló (Gaudi)


Vista do porto de Barcelona ( do Miradpouro de Montjuic)

Catedral gótica

No bairro gótico

No bairro gótico


À descoberta das ramblas


Uma das bonitas ramblas

Rio Ter (Girona)

Catedral de Girona

O exterior da Catedral

Tossa de Mar


Subida para as muralhas
 
As muralhas com o Mediterrâneo a seus pés...

Para mais tarde recordar

Descida das muralhas de Tossa de Mar

O que se pode comer por ali...


Zaragoça


Basílica Nuestra Senhora del Pilar

Sem comentários:

Enviar um comentário