quinta-feira, 24 de julho de 2014

Lugares fantásticos







São fotos de BENAGIL, um lugar fantástico, certamente desconhecido de muitos, mas que vale a pena visitar e ali permanecer por algum tempo a fim de apreciar a sua típica beleza. 
Benagil, é uma pequena e bela aldeia piscatória do barlavento algarvio. Para além de podermos desfrutar da sua  pequena e acolhedora praia de areia fina e dourada  e daquele mar cristalino e revigorante, podemos ainda ir à descoberta das célebres grutas marinhas, que estão entre as 10 mais 'cool' do mundo. 
A opinião é do site internacional de viagens Viator, que compilou os melhores exemplos globais do "profundo, escuro e fascinante mundo das cavernas", desde as iluminadas por pirilampos às cobertas de cristais. A publicação é do jornal norte americano Huffing Post.
Num top de 10, as grutas marinhas de Benagil, pertencentes ao concelho de Lagoa, ficaram colocadas no nono lugar da lista, o que muito me orgulha.
Atrevo-me a dizer  que conheço  este lugar quase tão bem como  me conheço a mim própria! Foi ali, lá bem no alto daquela imensa falésia, numa casa com janelas viradas para o mar que, provavelmente ao som do marulhar das ondas, a minha avó Maria da Luz dava à luz - há " tão só" 86 anos - a filha que mais tarde viria a ser minha mãe.  
Sinto uma alegria imensa e alguma nostalgia sempre que ali volto. E faço-o bastantes vezes, sempre que surge uma oportunidade. 
Por tudo isto, e não só... recomendo vivamente a todos os que me lêem, uma visita áquele "icónico" lugar. Vale bem a pena, acreditem!

E já agora podemos ficar a saber que:

A liderar este top 10 aparece uma gruta de cristais em Chihuahua, no México e, a completar o pódio, as grutas de mármore, na região chilena da Patagónia. AS grutas de Matera, no sul de Itália,  ocupam a terceira posição.

A Islândia, a França, a república autónoma da Abecásia (no Cáucaso) e a Áustria estão também representadas na lista de grutas mais 'cool' do Viator.


Sem comentários:

Enviar um comentário